| Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! | |
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+5loko_turbo Blade G3 Modelinho Everton Sava 93 Rafa 9 participantes |
Autor | Mensagem |
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Rafa
Número de Mensagens : 662 Idade : 36 Localização : Caxias do Sul - RS Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 14/01/2008
| Assunto: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Seg 21 Jan 2008 - 21:14 | |
| Estas dicas são para os proprietários que não costumam trocar de carro com freqüência e rodam muito. Tenho a absoluta certeza de que não se arrependerão, pois acho que é um motivo de orgulho ter um carro extremamente rodado, mas ainda em excelente estado de conservação e com a performance praticamente inalterada. Sigam as dicas e terão um carro absolutamente confiável, mesmo depois dos muitos anos de uso contínuo.
1. Faça manutenção preventiva e não apenas quando o carro pára de vez. Qualquer anormalidade, leve o seu VW para o seu mecânico de confiança;2. Troque o óleo a cada 5.000 km e use apenas óleos de classificação API SJ ou superior, de viscosidade SAE 20W50 em conjunto com um bom aditivo. Existem aditivos para motores poucos rodados e também para os muito rodados. Utilize um que seja adequado à situação do carro. Particularmente, recomendo os aditivos Radiex e Bardahl Prolonga;3. Troque todos os filtros (ar, óleo e combustível) religiosamente a cada 10.000 km. Pode parecer gasto desnecessário, mas não é;4. Não utilize apenas água no sistema de arrefecimento. Use o aditivo original VW ou algum outro de marca conhecida em conjunto com água destilada ou filtrada, na proporção 40% de aditivo e 60% de água. Jamais utilize água da torneira, já que o cloro contido nela ataca as mangueiras, os dutos, a bomba d’água e o radiador;5. Utilize velas com eletrodos de platina ou de 4 eletrodos. Custam mais caro, mas compensam pela sua durabilidade e eficiência;6. Não permita que o frentista do posto de gasolina verifique o nível do óleo ou da água. Alguns motoristas mais incautos acabam caindo na velha conversa: “O óleo e a água estão baixos, doutor”. Adquira o hábito de verificar tudo isso antes de ligar o carro pela manhã. Se observar que o óleo ou a água estão abaixo do nível normal, complete-os sempre com a mesma marca de óleo ou de aditivo de radiador;7. Procure fazer as trocas de óleo e outros serviços mais simples sempre no seu mecânico de confiança. Mesmo que isso implique num gasto maior, assim terá a certeza de que o seu VW sempre estará em boas mãos;8. Faça o alinhamento da direção, no máximo a cada 15.000 km, também o rodízio dos pneus a cada 10.000 km. Calibre-os sempre pela manhã, quando frios.;9. Não faça economia burra: sempre utilize peças originais ou de marcas reconhecidas no mercado;10. Evite trancos ao arrancar ou trocar de marchas, os coxins do motor, câmbio e juntas homocinéticas agradecem. Sobre as homocinéticas: não arranque bruscamente quando estiver com as rodas esterçadas. Tal procedimento diminui e muito a vida útil das ponteiras. Só para se ter uma idéia, as ponteiras homocinéticas do meu Santana estão com mais de 160.000 km, sem barulho algum e ainda com muito chão pela frente, apenas tive que trocar as coifas que se deterioraram com o uso;11. Não dirija com o pé apoiado no pedal da embreagem. Este vício simplesmente diminui e muito a sua vida útil. Uma embreagem de qualidade deve durar no mínimo, 60 ou 70.000 km;12. Não force o motor enquanto ele não atingir a temperatura normal de operação. Isto é de extrema importância13. Ao contrário do que muitos pensam, andar continuamente na velocidade máxima não danifica o motor. O que realmente prejudica a sua durabilidade é a forma como alguns motoristas pisam no acelerador para alcançar a velocidade. Se quiser “sentar o pé”, faça-o numa estrada bem conservada e pisando gradativamente no acelerador até chegar ao máximo. Um carro muito bem cuidado, mesmo com mais de 254.000 km rodados, atinge os 180 km/h com facilidade, dando muita canseira em carros mais novos e bem menos rodados; 14. Evite atravessar diagonalmente em lombadas. ( )15. Se o seu VW dorme ao relento, encere-o pelo menos a cada 2 meses; o mesmo vale para os que moram em locais muito poluídos. Caso resolva viajar para o litoral, quando retornar de viagem mande o seu VW para uma lavagem completa, evitando assim os efeitos danosos da maresia. Se você mora no litoral, mande fazer uma lavagem por baixo do carro a cada 15 dias;16. Nunca permita que pulverizem o seu VW com óleo de mamona ou similar. O óleo retém poeira, e ataca as borrachas da suspensão e outros componentes;17. A cada 2 meses, lubrifique o miolo da ignição e das fechaduras com grafite em pó ou em spray. Procedendo desta forma, garantirá vida longa para a chave e miolos. Procure não utilizar óleo, já que retém poeira e pode fazer com que a chave quebre dentro do miolo. Pode-se lubrificar com grafite também as canaletas do vidro;18. Se o seu VW possui ar-condicionado, use-o freqüentemente ou ligue pelo menos uma vez por semana durante uns 5 minutos. O desuso prolongado acaba por ressecar as mangueiras do sistema, causando vazamentos. Se você é fumante, lembre-se que ao fumar com os vidros fechados e o ar-condicionado com o botão de recirculação acionado, pode acarretar a impregnação de nicotina no evaporador. Problema resolvido apenas com a troca do componente.19. Não lave o motor com freqüência. Uma vez a cada 6 meses já é suficiente.
Última edição por em Seg 21 Jan 2008 - 21:39, editado 3 vez(es) | |
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Everton Sava 93
Número de Mensagens : 911 Idade : 42 Localização : Z/Sul Sp Reputação : 2 Pontos : 33 Data de inscrição : 08/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Seg 21 Jan 2008 - 21:19 | |
| Nossa rafael muito bom saber disso rodo muito com meu carro haha! Legal msm é ter a sava por longos períodos sem quebras ahaha! | |
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Modelinho
Número de Mensagens : 2323 Idade : 38 Localização : PAULINIA Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 10/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Ter 22 Jan 2008 - 0:32 | |
| Rafa repiando hein, curti esse 10. Evite trancos ao arrancar ou trocar de marchas, os coxins do motor, câmbio e juntas homocinéticas agradecem. Sobre as homocinéticas: não arranque bruscamente quando estiver com as rodas esterçadas. Tal procedimento diminui e muito a vida útil das ponteiras. Só para se ter uma idéia, as ponteiras homocinéticas do meu Santana estão com mais de 160.000 km, sem barulho algum e ainda com muito chão pela frente, apenas tive que trocar as coifas que se deterioraram com o uso; | |
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Rafa
Número de Mensagens : 662 Idade : 36 Localização : Caxias do Sul - RS Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 14/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Ter 22 Jan 2008 - 0:39 | |
| entao catei essa materia na net
o dono do carro com um santana com 254mil kms ORIGINAL | |
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Blade G3
Número de Mensagens : 432 Idade : 36 Localização : Caxias do Sul, RS Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 14/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Ter 22 Jan 2008 - 8:12 | |
| A 14 eh um poco dificil naum faze... eaUeaUHEAUHeuAHE
Gostei d todas... Mt bom saber dessas coisas... | |
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loko_turbo
Número de Mensagens : 545 Idade : 43 Localização : Osasco/SP Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 09/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Ter 22 Jan 2008 - 10:07 | |
| - Rafa escreveu:
Estas dicas são para os proprietários que não costumam trocar de carro com freqüência e rodam muito. Tenho a absoluta certeza de que não se arrependerão, pois acho que é um motivo de orgulho ter um carro extremamente rodado, mas ainda em excelente estado de conservação e com a performance praticamente inalterada. Sigam as dicas e terão um carro absolutamente confiável, mesmo depois dos muitos anos de uso contínuo.
1. Faça manutenção preventiva e não apenas quando o carro pára de vez. Qualquer anormalidade, leve o seu VW para o seu mecânico de confiança;
2. Troque o óleo a cada 5.000 km e use apenas óleos de classificação API SJ ou superior, de viscosidade SAE 20W50 em conjunto com um bom aditivo. Existem aditivos para motores poucos rodados e também para os muito rodados. Utilize um que seja adequado à situação do carro. Particularmente, recomendo os aditivos Radiex e Bardahl Prolonga;
3. Troque todos os filtros (ar, óleo e combustível) religiosamente a cada 10.000 km. Pode parecer gasto desnecessário, mas não é;
4. Não utilize apenas água no sistema de arrefecimento. Use o aditivo original VW ou algum outro de marca conhecida em conjunto com água destilada ou filtrada, na proporção 40% de aditivo e 60% de água. Jamais utilize água da torneira, já que o cloro contido nela ataca as mangueiras, os dutos, a bomba d’água e o radiador;
5. Utilize velas com eletrodos de platina ou de 4 eletrodos. Custam mais caro, mas compensam pela sua durabilidade e eficiência;
6. Não permita que o frentista do posto de gasolina verifique o nível do óleo ou da água. Alguns motoristas mais incautos acabam caindo na velha conversa: “O óleo e a água estão baixos, doutor”. Adquira o hábito de verificar tudo isso antes de ligar o carro pela manhã. Se observar que o óleo ou a água estão abaixo do nível normal, complete-os sempre com a mesma marca de óleo ou de aditivo de radiador;
7. Procure fazer as trocas de óleo e outros serviços mais simples sempre no seu mecânico de confiança. Mesmo que isso implique num gasto maior, assim terá a certeza de que o seu VW sempre estará em boas mãos;
8. Faça o alinhamento da direção, no máximo a cada 15.000 km, também o rodízio dos pneus a cada 10.000 km. Calibre-os sempre pela manhã, quando frios.;
9. Não faça economia burra: sempre utilize peças originais ou de marcas reconhecidas no mercado;
10. Evite trancos ao arrancar ou trocar de marchas, os coxins do motor, câmbio e juntas homocinéticas agradecem. Sobre as homocinéticas: não arranque bruscamente quando estiver com as rodas esterçadas. Tal procedimento diminui e muito a vida útil das ponteiras. Só para se ter uma idéia, as ponteiras homocinéticas do meu Santana estão com mais de 160.000 km, sem barulho algum e ainda com muito chão pela frente, apenas tive que trocar as coifas que se deterioraram com o uso;
11. Não dirija com o pé apoiado no pedal da embreagem. Este vício simplesmente diminui e muito a sua vida útil. Uma embreagem de qualidade deve durar no mínimo, 60 ou 70.000 km;
12. Não force o motor enquanto ele não atingir a temperatura normal de operação. Isto é de extrema importância
13. Ao contrário do que muitos pensam, andar continuamente na velocidade máxima não danifica o motor. O que realmente prejudica a sua durabilidade é a forma como alguns motoristas pisam no acelerador para alcançar a velocidade. Se quiser “sentar o pé”, faça-o numa estrada bem conservada e pisando gradativamente no acelerador até chegar ao máximo. Um carro muito bem cuidado, mesmo com mais de 254.000 km rodados, atinge os 180 km/h com facilidade, dando muita canseira em carros mais novos e bem menos rodados;
14. Evite atravessar diagonalmente em lombadas. ( )
15. Se o seu VW dorme ao relento, encere-o pelo menos a cada 2 meses; o mesmo vale para os que moram em locais muito poluídos. Caso resolva viajar para o litoral, quando retornar de viagem mande o seu VW para uma lavagem completa, evitando assim os efeitos danosos da maresia. Se você mora no litoral, mande fazer uma lavagem por baixo do carro a cada 15 dias;
16. Nunca permita que pulverizem o seu VW com óleo de mamona ou similar. O óleo retém poeira, e ataca as borrachas da suspensão e outros componentes;
17. A cada 2 meses, lubrifique o miolo da ignição e das fechaduras com grafite em pó ou em spray. Procedendo desta forma, garantirá vida longa para a chave e miolos. Procure não utilizar óleo, já que retém poeira e pode fazer com que a chave quebre dentro do miolo. Pode-se lubrificar com grafite também as canaletas do vidro;
18. Se o seu VW possui ar-condicionado, use-o freqüentemente ou ligue pelo menos uma vez por semana durante uns 5 minutos. O desuso prolongado acaba por ressecar as mangueiras do sistema, causando vazamentos. Se você é fumante, lembre-se que ao fumar com os vidros fechados e o ar-condicionado com o botão de recirculação acionado, pode acarretar a impregnação de nicotina no evaporador. Problema resolvido apenas com a troca do componente.
19. Não lave o motor com freqüência. Uma vez a cada 6 meses já é suficiente. Para carros turbo recomendo trocar o oleo a cada 3000km e usar o mobil supermoto preto | |
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Rafa
Número de Mensagens : 662 Idade : 36 Localização : Caxias do Sul - RS Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 14/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Ter 22 Jan 2008 - 12:33 | |
| de turbo fico devendo....mas ta ai a dica do loko_turbo para carros turbinados! | |
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Morpheus
Número de Mensagens : 1908 Idade : 33 Localização : Campinas-SP Reputação : 4 Pontos : 7 Data de inscrição : 15/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Ter 22 Jan 2008 - 15:22 | |
| - Citação :
- 19. Não lave o motor com freqüência. Uma vez a cada 6 meses já é suficiente.
Pra mim essa parada de lavar motor nem é necessário. Claro, deve-se passar um pano pra tirar a poeira e a sujeira, mas teve uma vez que minha mãe lavou o motor do carro no lava-jato e o carro começou a falhar, pois a pressão do jato fez soltar um sensor que tem. | |
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Rafa
Número de Mensagens : 662 Idade : 36 Localização : Caxias do Sul - RS Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 14/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Ter 22 Jan 2008 - 16:10 | |
| essa historia de lavar o motor eh osso!
se molha a distribuiçao ....vixiiii.... | |
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Roger Menezes
Número de Mensagens : 163 Idade : 36 Localização : Criciuma/SC Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 22/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Sáb 26 Jan 2008 - 2:35 | |
| lavar motor nem rola.. só um pano umido e depois dale preteador em spray .. hahaha fica zerado.. nem precisa de muito esforço!!! | |
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trovao_azul
Número de Mensagens : 185 Idade : 44 Localização : Suzano/SP Reputação : 0 Pontos : 3 Data de inscrição : 21/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Qui 31 Jan 2008 - 13:59 | |
| Ótimas dicas Rafa! Sou meio cismado com esse esquema de lavar o motor porque já me dei mal 2 vezes...uma a buzina foi pro espaço (só comprando outra) a outra meu carro depois que saiu do Lava-rapido parou na rua e começou a pipocar...acabei descobrindo que o rotor (distribuidor) estava nadando em água...agora prefiro deixar sujo ou eu mesmo lavo com cuidado pq no lava-rápido não mando mais... | |
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Rafa
Número de Mensagens : 662 Idade : 36 Localização : Caxias do Sul - RS Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 14/01/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Qui 31 Jan 2008 - 14:30 | |
| Ninguem recomenda lavar motor seguido.....
1x a cada 6 meses e olha la! | |
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Diogo Bertoldi
Número de Mensagens : 89 Idade : 36 Localização : Santa Catarina - Blumenau Reputação : 0 Pontos : 0 Data de inscrição : 22/02/2008
| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! Sex 22 Fev 2008 - 14:15 | |
| Otimas dicas... mais a 14 e meio dificil!! =D | |
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| Assunto: Re: Dicas para o seu VW continuar impecavel e com fôlego de atleta!! | |
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