- VW SAVEIRO -
Derivada do Gol, a Saveiro foi lançada em 1982 para representar a Volkswagen do Brasil no segmento de picapes leves.
No início da década de 80, os consumidores brasileiros "descobriram" as picapes leves, derivadas de carros de passeio. Atentas a esse movimento, as montadoras locais lançaram vários modelos voltados para esse segmento. A VW optou pela Saveiro, uma picape proveniente do Gol, do qual herdava a plataforma e a mecânica. Como naquela época o Gol utilizava o motor de quatro cilindros contrapostos dois a dois, com 1,6 litro de cilindrada (havia a versão com 1,3 litro), esse foi o propulsor que passou a equipar também a Saveiro.
Essa picape era na verdade um Gol até a chamada coluna C (a do meio) e daí para trás a caçamba dominava o restante. As lanternas traseiras são as mesmas da Parati, que por sua vez apresentavam design originário do Passat Variant alemão. A partir de 1985, a Saveiro passou a ter o motor de 1,6 litro de cilindrada, quatro cilindros em linha e refrigerado a água. Com ele, a Saveiro ficou muito interessante e virou o sonho de muitos. Com o novo motor veio também uma nova frente, com a mesma grade e faróis do Voyage.
Em 1987, a Saveiro sofreu uma cirurgia plástica mais profunda e ganhou a frente completamente nova. Na verdade essa mudança acompanhava o que ocorria com o restante da linha Gol, mas a Saveiro foi a única a utilizar pára-choques em chapa de aço, ao contrário do que aconteceu com o Gol e Voyage. Somente no ano seguinte, 88, é que as Saveiro passaram a ter pára-choques de plástico em todas as versões.
Em 1988 esse modelo ganha também um novo painel de instrumentos e novos espelhos retrovisores externos, derivados do Santana. Em 1990 a versão básica da Saveiro passa a ter motor de 1,6 litro AE, fabricado pela Ford. Em 1991 a frente do carro sofre um novo face-lift, que a deixou mais moderna e atraente.
Em 1993 a VW lança a versão Sunset, com motor 1.8 e acabamento mais requintado. Em 1996 é a vez da Summer, que apresentava o mesmo painel de instrumentos dos Gol GTS/GTi. Apesar de, desde 1995, a VW estar fabricando o Gol com a nova carroceria, a Saveiro somente passou a ser da chamada Geração II a partir do ano-modelo 1997. E desde o início de 2000 passou para a chamada Geração III, novamente com atraso (quase um ano) em relação ao Gol.
VW Saveiro
1982 - Inicio produção, motor 1.6 refrigerado a ar
1985 - Motor refrigerado a água
1987 - Modificação estética
1988 - Retrovisores modernos, semelhantes ao do Santana
1990 - Motor AE 1.6 e AP 1.8
1991 - Modificação estética
1993 - Sunset
1995 - Summer
1996 - Injeção eletrônica
1997 - Reestilização "Bolinha"
1998 - TSi 1.8 e 2.0
2000 - Reestilização GIII
2002 - Estepe sai da cabine e vai para a caçamba
2002 - Série SuperSurf
2002 - 1.6 e SuperSurf 1.6 bicombustível (agosto)
2005 - Crossover 1.8
2005 - Saveiro é o primeiro veículo a sair da fábrica com o Selo Extra Protegido com a gravação do número do chassi gravado em várias peças (abril)
2006 - Saveiro Crossover 1.6 Flex (fevereiro)
2006 - Saveiro SuperSurf 1.6 Flex Geração 4 (março) - 4000 unidades